Resenha: Livro e Filme Nosso Lar (Chico Xavier)



Nosso Lar | Escrito por Chico Xavier | pelo espírito André Luiz
Ano: 1943 | Filme: 2010

Independente de qual é a sua religião, vale muito a pena conhecer essa fantástica obra que trás uma mensagem de esperança e aprendizado. É preciso rever nossos próprios atos, nossa personalidade, nosso relacionamento com nossos familiares, amigos, colegas de trabalho, reavaliar o que está certo ou errado em nossa conduta diária, o que de fato estamos aprendemos e compartilhamos com os outros e qual o sentido que enxergamos para nossas vidas.

Na história, André Luiz era um médico que tinha tudo, dinheiro, status social, uma ótima profissão, uma família organizada até o momento que a morte chega. Assim que desencarna ele vai parar no que se chama Umbral, uma região espiritual inferior. É grande seu sofrimento e ainda é tratado pelos demais como suicida. Na verdade ele não tinha premeditado sua própria morte mas seria consequência de suas próprias atitudes impensadas.

Chega um momento que suas súplicas são atendidas e seres da luz finalmente o leva para o Nosso Lar. A princípio ele passa pelo um centro de recuperação até se restabelecer e aceitar sua própria condição. De imediato, seu grande objetivo é rever sua família mas ainda não lhe é permitido, para isso ele terá que fazer por merecer. Sua primeira atitude é trabalhar como médico para alcançar seus bônus, mas a forma de tratamento em Nosso Lar é muito diferente. As lições que André terá que aprender será de humildade, perseverança e dedicação.

Enfim ele consegue retornar à casa mas o que encontra não lhe agrada nem um pouco. Os anos já haviam se passado, a vida continuou, seus filhos agora crescidos e sua mulher novamente casada. O primeiro sentimento foi de revolta, o que o faria regressar na sua escala espiritual, mas finalmente ele cai em si e o sentimento de amor verdadeiro é mais forte e ele perdoa e ajuda.

De volta à Nosso Lar, em meio a seus irmãos espirituais, ele dará prosseguimento a sua evolução espiritual e trabalhos psicografados que dará origem a uma série de livros que tocam em temas fundamentais para a evolução do homem.  

Um história marcante que ensina e chama atenção para vários aspectos da vida. No filme conta com lindos efeitos especiais que retratam uma cidade, os Ministérios, as casas, o meio de transporte. Considero um dos melhores filmes brasileiros já produzidos.     



CURIOSIDADES

✭ No livro retrata Nosso Lar como uma colônia espiritual fundada por portugueses em meados do século XVI e localizada na região da Ionosfera.

A cidade de Nosso Lar apresentaria em sua planta um formato semelhante a uma grande estrela de seis pontas, ficando a Governadoria ao centro e em cada ramificação lateral a área destinada a cada um dos ministérios.

✭ André Luiz teria sido um importante médico em vida, Carlos Chagas (1879-1934)

✭ A novelista Ivani Ribeiro se inspirou no livro para escrever a novela A viagem retratando importantes ensinamentos da doutrina.


RESENHA EM VIDEO


Deixem aqui seus comentários ...
Lorena Caribé
Lorena Caribé

Olá! Meu nome é Lorena Caribé. Sou estudante de Psicologia, faço aulas de Teatro e Idiomas. Tenho contos publicados em antologias pela Editora Illuminare. Amo viajar e me corresponder com pessoas de várias partes do mundo. Estarei compartilhando aqui um pouco do que eu gosto, leituras, cotidiano e dicas em geral. CONTATO: lorena.caribe@hotmail.com.

Um comentário:

  1. Boa tarde Lorena, obrigado pelas suas informações e comentários. Continuemos estudando e aprendendo para a nossa eterna evolução. Fique em paz e sucesso com as suas publicações.
    Atenciosamente,
    Roberto Boarini Bojikian

    ResponderExcluir